quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Paris



O blog Xadrez Santista, soube recentemente que Leandro Campelo, jogador da equipe de Santos, estava em Paris eparticipando de torneios pela cidade luz. Com o objetivo de acompanhar os jogadores santistas pelos tabuleiros do Brasil e do mundo, o blog conversou com o jogador, que nos enviou a seguinte mensagem.


Nome: Leandro Fabricio Campelo

Local e data de nascimento: Juiz de Fora (MG), 30 de setembro de 1977.



Elo FIDE: 2220, Jan/2010, Best Elo FIDE: 2273, Abr/2004



Na minha estadia em Paris joguei dois torneios. O primeiro foi no sábado dia 09/01/2010, este torneio foi no simpático clube “Torre Branca”, é um torneio clássico que ocorre sempre no começo do ano, é um torneio interno, onde só jogam os membros do clube, eu fui convidado.

Em 2007 joguei e venci este torneio. Este ano revi muitos amigos e percebi como eles melhoraram. A cadência do torneio foi de 5 minutos com 2 segundos por lance e participaram 25 jogadores. Eu era o número um do torneio, mas não consegui vencer, foram nove rodadas, totalizei 7,5 pontos, perdi uma partida pelo tempo e empatei outra numa posição muito boa na qual me apurei.
Desta forma perdi o primeiro posto e terminei o torneio em segundo lugar. No final do torneio, como em todos os anos, comemos uma “Galette des Rois”, uma torta que todos os franceses comem no começo do ano.

O segundo torneio foi no dia 10/01/2010, no Clube XV de Paris. A cidade de Paris é dividida em 20 “arrodissement” (distritos) e este clube é do XV. Quando cheguei no clube encontrei algumas pessoas jogando blitz, algumas até apostando dinheiro, outras acompanhando a copa do mundo de xadrez e quando olho para o computador era a partida de Nakamura x Leitão, e todos diziam que Leitão estava muito melhor na partida.

Mais uma vez eu seria o número do torneio, normalmente não vou bem quando sou o número um e desta vez não foi diferente. A cadência era de 15 minutos, sem acréscimo, diferente do Brasil onde estamos acostumados a jogar 21 minutos. Não joguei nada bem o torneio, tive muitos problemas nas aberturas, fiquei inferior em várias partidas, isso mostra que preciso rever minhas aberturas. Os jogadores com rating inferior estavam bem preparados nas aberturas.

Precisava vencer a última partida e consegui uma posição muito boa numa Índia do Rei de pretas, mas quando olhei o relógio tinha 1 minuto contra 7 minutos do meu adversário, acabei perdendo no tempo.
Nestes dois pequenos torneios percebi que preciso melhorar muito meu jogo e preparar melhor minhas aberturas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário