quarta-feira, 25 de agosto de 2010

# em 10 - WMF Amanda Marques Pereira

Melhor jogadora brasileira no Festival Panamericano da Juventude, que terminou no dia 01 de agosto em Bento Gonçalves, o blog xadrez santista conversou com Amanda Marques Pereira, conheça agora no mate em 10 um pouco mais desta jovem nascida em São Paulo e que no mês de setembro vai integrar a equipe brasileira feminina nas Olimpíadas de Xadrez em Khanty-Mansiysk, Russia.

Nome: Amanda Marques Pereira

Data de nascimento: 09 de julho de 1994


Elo FIDE: 1986, julho/2010



Top Elo FIDE: 1995, novembro/2009


Site: http://www.twitter.com/maandinhaa



#1 Xadrez Santista: A melhor viagem na carreira e por que.

Amanda Marques Pereira: A melhor viagem enxadristica que eu fiz acho que foi em 2004, pra Ilha de Creta na Grécia. Era um mundial sub-10. Além do hotel ser maravilhoso, em uma lugar lindo e ter comida de todos os tipos, para todos os gostos, eu consegui ficar entre as 10 do mundo... Esse feito me marcou bastante.


#2 XS: Existe diferença entre jogar contra homens e mulheres? (Estilo de jogo ou outros aspectos)

AMP: Existe bastante diferença entre jogar contra homens e mulheres.Penso que todas as meninas encontram mais resistencia ao jogar um torneio absoluto. Os homens conseguem se concentrar melhor e maximizar as oportunidades, então a tensão na partida é maior o tempo todo.Mesmo se estou melhor na posição, não posso abaixar a guarda porque a maioria deles sempre consegue encontrar algum recurso. Já com as meninas, sem nos desmerecer e sem generalizar, porque muitas jogam melhor do que muitos, eu acho que a energia colocada na partida é menor. Isso deve ser explicado pelo número de jogadores masculinos com rating alto , comparado ao número de jogadoras nesse mesmo aspecto... Quanto mais adversários "bons", maior é a probabilidade de crescer o nivel do jogo.


#3 XS: Qual foi o máximo de tempo que você precisou faltar a escola por estar jogando um torneio? E como foi no torneio?

AMP: Eu não lembro muito bem... mas acho que quando eu era menor, eu saia mais pra jogar... agora no Ensino Médio ficou bem mais dificil. Imagino que o máximo de tempo tenha sido nos mundiais, que eram de 2 semanas. Eu participei de 3 mundiais. O primeiro eu fui mal, acho que fiquei em 47... mas como experiencia foi inesquecivel. O segundo, foi o que eu consegui ficar em 9.Já o terceiro... melhor não mencionar :S ahahha


#4 XS: O que fazer fora do tabuleiro para melhorar o jogo?

AMP: Xadrez é um jogo que precisa de bastante concentração e , meu técnico diz que ' concentração é um estado de espírito'. Então, antes da partida eu tento ficar um pouco no quarto vendo algum programa de teve e pensando em nada... assim quando eu chegar na partida eu consigo ter a cabeça mais tranquila.


#5 XS: Uma partida inesquecível e por quê?

AMP: Nossa, eu tenho várias partidas inesqueciveis! Algumas me trazem boas lembranças... outras nem tanto. Na ultima rodada do pan que eu ganhei em 2006, eu joguei contra uma peruana,precisando do empate e, na mesa do meu lado tinham mais duas peruanas. Meu coração estava a beira de um enfarte porque eu entreguei um peão logo na abertura...depois de muito sofrimento consegui empatar. Acho que consigo sonhar com a partida até hoje.

#6 XS: Uma historia engraçada que aconteceu com você em algum torneio.

AMP: ahahahha... cada torneio é uma história diferente! Mas uma que eu lembrei agora foi em um panamericano na Argentina em 2008, eu tinha acabado de perder pra uma peruana e encontrei um amigo chileno na recepção do hotel... Ele me perguntou como eu tinha me saido, e eu respondi que queria jogar uma bomba no Peru, e que por mim eles nunca mais jogariam nada... ahahaha nessa hora, meu amigo arregalou o olho muito assustado e falou: Amanda, olha pro seu lado... quando eu me dei conta, lá estava toda a federação peruana.


#7 XS: O que falta para o xadrez brasileiro formar mais MI e MF?


AMP: Para xadrez brasileiro falta muita coisa. Começando com um exemplo do panamericano desse ano. Foi realizado no sul do Brasil, e o número de jogadores brasileiros era milhares de vezes inferiores comparado a paises como Peru, Venezuela, Colombia... o incentivo ao xadrez brasileiro é quase nulo.Para se sonhar com mais (W)MIs é necessário começar um trabalho vindo de baixo, com as categorias de base e, seguir acompanhando e patrocinando os jogadores até uma idade, na qual eles consigam conciliar todos os gastos do xadrez, com a vida particular.


#8 XS: Um livro favorito.


AMP: If You Could See me Now - Cecilia Ahern.

#9 XS: Momento de lazer.

AMP: Em momentos de lazer, eu gosto de ver um série, ficar um pouco na internet sem me preocupar com nada, sair... ou simplesmente deitar e dormir no sofá :D


#10 XS: Uma frase.


AMP: Atire para a Lua, que ,mesmo se voce errar, ainda estará entre as estrelas :)

2 comentários:

  1. Adorei a gafe... muito engraçado... imagine se o Julio Granda tivesse vendo...

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a entrevista.
    A gafe sem comentarios rsrrsr.

    ResponderExcluir